Já é comprovado cientificamente que o contato com a música
traz muitos benefícios para o indivíduo, tanto
na área da saúde e desenvolvimento físico, quanto na área do
comportamento social, mental e cognitivo.
O simples fato de ouvir e acompanhar uma música já são um
grande estímulo para o cérebro, e os benefícios se multiplicam na medida em que
se aumenta o tempo de exposição do
indivíduo à tal atividade.
Iniciar o mais cedo possível e dar continuidade de forma
progressiva produzirá cada vez mais melhores resultados a medida que o indivíduo
se desenvolve mental e fisicamente.
Nosso cérebro é dividido em duas partes: O hemisfério
esquerdo, responsável por controlar todo o lado direito do nosso corpo, é a nossa
parte racional e lógica, onde está situada a linguagem, e que por essa razão, pensa
por palavras, elaborando sequencias de raciocínio, cálculos etc. O hemisfério direito, é o que processa as
emoções e sentimentos e é sensibilizado pelas imagens, pelas impressões, pelo
cheiro, pelo som, e que por sua vez não
processa a linguagem.
Unindo estes dois lados, temos o corpo caloso, responsável por estabelecer a conexão e a
comunicação entre eles. Sua principal função é manter em equilíbrio as funções
de cada uma dessas partes recebendo estímulos que provocam respostas e uma a continua comunicação entre razão e sentimento, pensamento e emoção.
O processamento adequado das informações e percepções, a
harmonia e o equilíbrio físico e mental, dependem fortemente deste elemento de
ligação. Hoje, a ciência já sabe que o crescimento do corpo caloso, tanto em
volume quanto em maturidade é fortemente potencializado por meio de atividades
que estimulem os dois hemisférios simultaneamente e isto se dá quando
realizamos atividades que dependem do uso simultâneo de nossos dois lados do
corpo, em especial, das duas mãos, direita e esquerda.
Por razões óbvias, a música está entre a primeira da lista,
pois o conhecimento musical envolve praticamente todas as funções do nosso
cérebro. Usamos a função auditiva quando ouvimos uma música, a função visual
quando assistimos um musical ou um concerto ou quando tocamos lendo uma
partitura, a função cognitiva para interpretar tanto os elementos gráficos
quanto os sonoros e as funções motoras quando fazemos movimentos ou principalmente
quando tocamos um instrumento. Todas estas funções, comparecem fortemente
estimuladas, se o indivíduo é músico, pois ao mesmo tempo que lê, interpreta,
ouve, para tocar, precisa de utilizar as duas mãos e esse é o ponto mais
importante, é por isso que afirmam os cientistas, que a música está difusamente
distribuída em vários compartimentos de nosso cérebro. É por isso, que o
cérebro de um músico pode ser distinguido de qualquer um outro que não tenha
sido exposto aos estímulos musicais. É por
isso que podemos afirmar: Adultos que foram expostos à experiências musicais na
infância tem suas potencialidades intelectuais, afetivas e motoras muito mais
ampliadas.
Muito bom o texto. Hehehe então eu me enquadro neste perfil. Recebi estímulos quando pequena, na adolescência e quando adulta também. rsrsr....
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