terça-feira, 27 de novembro de 2012

O PODER DA MÚSICA


A música é considerada um dos mais potentes estímulos para o desenvolvimento das capacidades intelectuais, afetivas e motoras do  indivíduo, tanto que para os cientistas atuais ela já ultrapassou as fronteiras de sua constiuição artística, tornando-se  objeto de estudo, especialmente da neurociência.
 
 

           
            


















Pesquisas recentes vem revelando o que acontece em nosso cérebro quando somos submetidos ao contato com a música. Até mesmo o símples fato de ouvir música pode estimular simultâneamente diversas regiões de nosso cérebro, mobilizando ao mesmo tempo outras funções, que não apenas a auditiva.
Desse modo, se além de ouvirmos música, também tocamos um instrumento, outras áreas de nosso cérebro são igualmente estimuladas e isso ocorre em proporções ainda maiores se à este fato somamos a capacidade de leitura e interpretação de uma partitura.
Segundo os neurocientistas, a linguagem musical esta distribuida por diversas regiões do encéfalo, tanto no hemisfério direito quanto no hemisfério esquerdo. É por isso que, afirmam os cientistas, o cérebro de um músico pode ser reconhecido pois, as impressões nele deixadas pela música, imprimem modificações que o distingue de outros indivíduos que não tiveram esta experiência.
 
 
 

2 comentários:

  1. O homem que não tem a música dentro de si e que não se emociona com um concerto de doces acordes é capaz de traições, de conjuras e de rapinas.
    William Shakespeare

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog! Passa lá no meu blog e deixe um comentário também.Hehe!

    ResponderExcluir